Projetos

Um pouco da minha trajetória e realizações

Estudioso e incansável defensor da cultura negra presente na capital Fortaleza, sendo atualmente uma das figuras mais respeitadas ligadas a história e a tradição do Maracatu Cearense.

Maracatu

2009

Foi um dos fundadores, no ano de 2009, da Associação Cultural Maracatu Rei do Congo – ACMRC, sendo um dos principais coordenadores e integrantes da diretoria e exercendo também a função de carnavalesco (figurinista e intérprete / puxador de lôa), por ocasião das atividades desta entidade cultural durante os períodos carnavalescos no município de Fortaleza, especialmente nos desfiles oficiais de carnaval na Avenida Domingos Olímpio.

Lord

2010

Foi um dos fundadores, no ano de 2010, e é um dos principais coordenadores e integrantes da diretoria do Bloco Carnavalesco Lord, cujas atividades acontecem no período do pré-carnaval de Fortaleza.

Fogaréu

2012

Figura atuante na cena da cultura e das tradições populares cearenses, foi um dos responsáveis pela introdução, em Fortaleza, no ano de 2012, da “Procissão do Fogaréu”, Projeto que, em 2023, realiza sua X edição. A Procissão do Fogaréu é uma manifestação religiosa popular originária dos países ibéricos, Portugal e Espanha, que remonta ao final da Idade Média e chegou ao Brasil no período colonial.

+Projetos

Can
tidio

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza

Foi um dos responsáveis pela reinstalação e posse oficial da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza (historicamente conhecida como a padroeira dos negros forros e escravizados), realizada em 05 de outubro de 2012, após ter interrompido suas atividades há mais de cem anos, configurando-se como um acontecimento de grande importância para a história, a religiosidade e a cultura do Ceará. Desde então, Cantidio Brasil exerce a função de Secretário Geral desta entidade, sendo um dos mantenedores desta entidade de cunho religioso, histórico e cultural.

Arraiá do Congo

Foi um dos idealizadores e organizadores do evento intitulado “Arraiá do Congo”, uma realização da Associação Cultural Maracatu Rei do Congo - ACMRC, da qual é um dos integrantes da diretoria, que aconteceu, em 2012, no Centro de Fortaleza, mais especificamente na comunidade da Rua Major Facundo, por ocasião dos festejos juninos.

Livro-CD “Maracatus, Afoxés

Em 2017, participou, como convidado especial, cantando no espetáculo de lançamento do livro-CD “Maracatus, Afoxés, Coroações, Rezas e Outros Batuques”, de autoria de Inês Mapurunga, realizado no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Inclusive, uma de suas telas, que retrata o Maracatu Cearense, ilustrou a capa do livro-CD e do convite do evento.